Jogos antigos

Parece que foi ontem, mas aquele susto inesquecível protagonizado pelos cachorros zumbis no escuro corredor da Mansão Spencer aconteceu há 15 anos (mais precisamente em 22 de março de 1996 no Japão e no dia 30 nos Estados Unidos).

Criada pela Capcom, a série "Resident Evil" se tornou um marco na história do videogame com elementos de horror. Sua narrativa complexa e aterrorizante, seus zumbis e criaturas geneticamente modificadas, seu visual único com câmeras fixas em cenários pré-renderizados e sua trilha sonora horripilante marcaram uma geração de jogadores e inspiraram incontáveis jogos de terror.

O sucesso foi tanto que "Resident Evil" se tornou um ícone pop, se popularizando cada vez mais em diversas mídias que ultrapassaram os limites do pixel: além de livros para explicar e estreitar os espaços deixados pela narrativa dos jogos, também ganhou uma diferente perspectiva nos cinemas e - apesar das críticas de fãs da série devido a inconsistência do roteiro e personagens desconectados com a trama original -, os longas-metragens se tornaram sucessos de bilheteria, popularizando a franquia também ao público que nunca jogou videogame.

Nas próximas páginas, UOL Jogos conta as origens de "Resident Evil" e como sua contribuição mais marcante, o apelo do terror, influenciou - e continua inspirando - os games que vieram depois das horripilantes aventuras em Raccoon City.