quinta-feira, 14 de julho de 2011


E3: Nintendo apresenta novas versões em 3D de seus games e comemora os 25 anos de Zelda

Japoneses da Nintendo mostram as novas versões de games consagrados, agora para o 3DS.
Por Daniel Pavani
No início da tarde desta terça-feira, pelo horário de Brasília, a Nintendo fez sua apresentação na E3 2011. A apresentação começou com um vídeo em homenagem ao aniversário de 25 anos do game The Legend of Zelda, e seguiu com os lançamentos de novas versões de games, com direito a uma interpretação da música tema do título por uma orquestra. Depois disso, Shigeru Miyamoto, criador do game, ainda fez uma brincadeira com a orquestra, pedindo que eles tocassem os sons característicos do game, como quando o personagem encontra um tesouro ou um objeto.
Semana que vem haverá o lançamento do The Legend of Zelda 3D, para o Nintendo 3DS e, em setembro, uma versão gratuita do game para 4 players simultâneos estará disponível para download. No fim do ano, The Legend of Zelda: Skyward Sword chega também para o Wii. Para finalizar, também em homenagem ao aniversário do game, a Nintendo irá levar a orquestra para concertos no Japão, nos Estados Unidos e na Europa.
Games como Mario Kart e Super Mario também serão lançados em versões 3D para o console da Nintendo, sendo que ambos chegam às lojas antes do final do ano. No jogo de corrida, algumas novidades ficam por conta da possibilidade de customização dos karts, além da capacidade de “voar” e andar debaixo da água.
Para quem quiser assistir à apresentação da empresa no E3, ela está disponível no site e3.nintendo.com.

Versão 2012 tenta recuperar status perdido do "Pro Evolution Soccer"

Versão 2012 tenta recuperar status perdido do "Pro Evolution Soccer"
Por Leandro Costa
São Paulo, 29 (AE) - Executivos da Konami estiveram na quarta-feira em São Paulo para apresentar a próxima versão do game de futebol da companhia, o "Pro Evolution Soccer" (PES) 2012, que deve ser lançada em algum momento no último trimestre do ano para PS2, PS3, PSP, Wii e Xbox 360.
Com diversas melhorias, o game busca resgatar o espaço perdido para o rival "Fifa Soccer", da Eletronic Arts, e recuperar o status de unanimidade que já teve. Pelo menos é o que deseja o produtor executivo da série, Shinji Enomoto.
A mudança mais importante do game foi no jogo sem bola. Agora, quando o time está no ataque, os demais jogadores participam mais ativamente. Perto da área, os atacantes fazem o que o gerente da marca PES, Timothy Blair, chama de "dummy run", correndo no vazio, puxando a marcação e criando oportunidades para o jogador com a bola.
A defesa também melhorou e não parte mais em bloco para cima do jogador com a bola, como antes. Apenas cerca o personagem e suas opções de passe.
Nas cobranças de lateral, de escanteios e de faltas, o jogador agora controla, com toques no controle analógico direito, qual jogador vai receber a bola e pode movimentá-lo, o que permite criar jogadas ensaiadas.
No geral, o PES 2012 está melhor que a versão atual e deve agradar quem é fã da série. As melhorias na inteligência artificial adicionaram mais realidade ao jogo, mas sem tirar a sua dinâmica, que evoluiu.

Capcom pretende lançar jogo que pode ser salvo apenas uma vez


Será o fim do comércio de jogos usados?
Por Daniel Pavani
Não, o título não está errado. O novo game da Capcom, da série Resident Evil só poderá ser salvo uma vez. Isso quer dizer que, sempre que o jogador avançar no game, os dados serão salvos e não poderão ser apagados e, após o jogo ser fechado, nenhum dado diferente poderá ser gravado novamente.
O site Tiny Cartridges mostra uma imagem da contracapa do game Resident Evil: The Mercenaries 3D, que apresenta a seguinte nota: Os dados salvos neste software não poderão ser resetados. Em outras palavras, isso quer dizer que todo progresso do jogo poderá ser salvo normalmente, porém, apenas uma vez. Isto quer dizer que, caso o dono do jogo queira, talvez, jogar novamente, não poderá salvar seu progresso, tendo que jogar tudo de uma só vez para poder fechar novamente.
O site ainda conta que há especulações de que a Capcom fez isso deliberadamente para evitar que os usuários deletem seus dados salvos e possam comercializar os games usados que, em algumas lojas japonesas, por exemplo, podem custar apenas U$ 6 (cerca de R$ 10).
Assim como comenta o site Dvice, é claro que as empresas desenvolvedoras de games não ganham nada com o comérico de games usados, mas será que impossibilitar os usuários, que compraram os games, de apagar os dados salvos, para jogar novamente, emprestar a um amigo ou mesmo a um irmão menor, é realmente o melhor caminho?

Game Music Brasil abre Festival Musical

Artistas podem participar em três categorias.
Por Kao ‘Cyber’ Tokio
O site Game Music Brasil, portal de cultura musical relacionada aos games, acaba de divulgar a criação de um festival, aberto a interessados de todo o território nacional, com concursos e premiações nas principais áreas relacionadas à cultura gamer.
O festival será realizado em duas etapas:
A primeira é classificatória e consiste na votação popular, através do site do GMB, de 10 bandas por categoria.
Após passarem por uma banca avaliadora, três das bandas avançarão para a segunda etapa, com passagens e hospedagens pagas para o Rio de Janeiro, que sediará a final do evento.
A segunda etapa consiste na apresentação das três bandas selecionadas ao vivo, divididas por categoria para o público presente ao evento.
A performance das bandas será avaliada por uma banca de jurados, formada por especialista da música e personalidades da indústria de games.
Quem conquistar a maior pontuação na avaliação da Banca, leva o prêmio por sua categoria. Para cada categoria haverá uma premiação diferente atendendo as especificações do festival.
Para a categoria Melhor Trilha Sonora será escolhida a melhor produção ambientada para o lançamento internacional do jogo Critical Mass desenvolvido pela Aquiris Game Estudio. O vencedor terá seu trabalho incluído na trilha do game, com todos os créditos no projeto.
Na categoria Melhor Banda, vence o trabalho com o melhor vídeo-clip, a partir dos critérios de qualidade musical, desenvoltura da banda no vídeo, composição do tema, execução e originalidade.
Na categoria Melhor Game Indie será escolhido o melhor jogo independente, a partir dos critérios: artes visuais, Game design, efeitos sonoros, música, tecnologia utilizada e jogabilidade.
Para concorrer e votar o candidato deve cadastrar-se no site Game Music Brasil, através do atalho Is.gd/62Pjf8.
Para Thiago Adamo, criador de música para games e trilhas sonoras digitais, mais conhecido no meio como Pixel DJ, o concurso é uma ótima oportunidade de mais pessoas conhecerem este gênero musical.
“Essa é a a primeira oportunidade de mostrar os compositores de game music brasileiros”, observa o DJ. “Vindo da empresa que organiza o único grande evento de Game Music no Brasil, o Víde Game Live, eu tenho certeza que outros projetos virão”.
O mercado de Game Music cresce a passos largos fora do Brasil, de acordo com a opinião do artista, com produções de gente como Hans Zimmer, Michael Giacchino e Inon Zur, que trabalham para Hollywood estão entrando no mercado de games, entre outros.
No Brasil, o DJ cita as criações de Amon Tobin (Splinter Cell e Infamous) e Pedro Bromfman, criador da trilha sonora de Tropa de Elite e responsável pela trilha do game Max Payne 3.
Os interessados no festival poderão participar em quaisquer das três categorias ou todas elas, desde que atendam as especificidades indicadas no site. Será permitido apenas um vídeo por categoria.
O participante terá até o dia 20/09/11 para a entrega do material, por meio de link do canal YouTube, data em que também se encerra a votação do público.
Para conhecer o trabalho musical de Pixel DJ, acesse o site Vitrola Velha, através do atalho Is.gd/C2RYdf ou por meio do "Twitter"http://www.twitter.com", em @pxldj ou @thiagotd.

Geek cria jogo de corrida utilizando uma impressora e um controle de PS3

Um jogo como você nunca viu!
Por Daniel Pavani
Um geek, talvez cansado dos videogames convencionais criou uma forma totalmente diferente de jogar. Utilizando uma impressora que imprime continuamente uma pista, ele criou um jogo de corrida em que o carrinho é projetado diretamente na folha de impressão e é controlado por um controle de PS3.
Joshua Noble e a equipe do Undef modificaram uma impressora para imprimir continuamente a pista de corrida. O carro e as informações do jogo, como nível e pontuação, são projetados diretamente na folha de impressão e todos os componentes estão ligados a um computador, que roda o software do game, conta o site Engadget. O carrinho é controlado por um controle dualshock do PlayStation 3. Um vídeo demonstrativo do jogo está disponível no Vimeo (goo.gl/MSozK).
O jogo foi apresentado durante o festival OFFF, que ocorreu em Barcelona, na Espanha, em junho. Noble afirma que a distância máxima que um jogador pode correr é de cerca de 50 metros, antes de acabar o papel da impressora. Então, ecologicamente, o jogo é um verdadeiro desastre, afirma o geek.
Também é possível jogar diretamente pela página da Undef (goo.gl/gt6iI), utilizando as teclas A e D para movimentar o carrinho, apesar de não ser tão legal quanto a versão original. E, apenas para não deixar passar, bater o carrinho tem um efeito muito interessante.
Mais notícias em dpavani.geek.com.br.

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