Criada pela Capcom, a série "Resident Evil" se tornou um marco na história do videogame com elementos de horror. Sua narrativa complexa e aterrorizante, seus zumbis e criaturas geneticamente modificadas, seu visual único com câmeras fixas em cenários pré-renderizados e sua trilha sonora horripilante marcaram uma geração de jogadores e inspiraram incontáveis jogos de terror.
O sucesso foi tanto que "Resident Evil" se tornou um ícone pop, se popularizando cada vez mais em diversas mídias que ultrapassaram os limites do pixel: além de livros para explicar e estreitar os espaços deixados pela narrativa dos jogos, também ganhou uma diferente perspectiva nos cinemas e - apesar das críticas de fãs da série devido a inconsistência do roteiro e personagens desconectados com a trama original -, os longas-metragens se tornaram sucessos de bilheteria, popularizando a franquia também ao público que nunca jogou videogame.
Nas próximas páginas, UOL Jogos conta as origens de "Resident Evil" e como sua contribuição mais marcante, o apelo do terror, influenciou - e continua inspirando - os games que vieram depois das horripilantes aventuras em Raccoon City.